Membros do Grupo AGORA participam de eventos estratégicos em Novembro

20151104_112423Em 4 de Novembro, membros do grupo AGORA participaram do seminário “Desafios do meio acadêmico para a redução de riscos de desastres no Brasil” na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) em Sâo Paulo. O seminário teve como objetivo permitir o debate entre membros da defesa cívil e polícia militar com pesquisadores de saúde pública, engenharia de transportes e ciências da computação sobre os desafios em construir resiliência contra desastres naturais no Brasil. O Prof. João Porto contribuiu para este debate apresentado a palestra “Ciência, Tecnologia e Inovação para reduzir o risco de desastres sob o Marco de Sendai 2015-2030 e a Lei 12.608 da Política Nacional de Proteção e Defesa Cívil“.

20151113_141945Além disso, o grupo AGORA em conjunto com membros do Departamento de Hidráulica e Saneamento da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP) foram convidados e participaram de um workshop no Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN) em Sâo José dos Campos/SP em 13 de Novembro. Durante o workshop, o Prof. João Porto apresentou como informações geográficas de voluntários estão sendo utilizadas para auxiliar na gestão de desastres e também detalhou as pesquisas em andamento do grupo. As discussões foram muito produtivas e novas colaborações tanto em projetos quanto em artigos foram levantadas pelos participantes. O Grupo AGORA gostaria de agradecer ao Prof. Eduardo Mario Mendiondo da EESC e CEMADEN pelo convite e seu suporte durante o workshop.