Ferramentas

GeoDashboard

O GeoDashboard é um dashboard baseado em web, o qual visa apoiar em tempo real a tomada de decisão através de um conjunto de indicadores de desempenho, essenciais para o monitoramento do risco de inundações. Essa ferramenta é construída em cima de frameworks de código aberto e geoserviços que seguem os padrões do Open Geospatial Consortium’s (OGC). A ferramenta foi implementada para manipular os dados coletados por uma Rede de Sensores Sem Fio (RSSF) instalada na cidade de São Carlos/SP. Parceiros de pesquisa: NIBH, EESC.

Clique para acessar GeoDashboard

Observatório Cidadão de Enchentes

O Observatório Cidadão de Enchentes (OCE) é uma plataforma crowdsourcing o qual obtém informação geográfica de voluntários relacionada com a gestão de risco de inundações, mais especificamente, informações sobre áreas alagadas e altura da água no leito dos rios. Essa ferramenta é uma instância da plataforma Ushahidi. Parceiros de pesquisa: NIBH, EESC.

Clique para acessar Observatório Cidadão de Enchentes

Volunteered Observation Service

Volunteered Observation Service (VOS) é um framework que visa recuperar e disponibilizar informações geográficas de voluntários coletadas a partir de plataformas crowdsourcing de maneira interoperável por meio de serviços geoespaciais.

Clique para acessar Volunteered Observation Service

Spatial Data Infrastructure-NODE

Spatial Data Infrastructure-NODE é um protótipo de nó para Infraestrutura de Dados Estaciais utilizado para coletar e preparar camadas de informações espaciais, essenciais para a preparação e gestão de desastres, enriqueciada com as meta-data necessárias e disponível para interligação com outras fontes de Dados Abertos Ligados, por exemplo, DBPedia (Wikipedia) e LinkedGeoData (OpenStreetMap). Esse SDI-Node promete mover de 3 para 5 as estrelas de dados geoespaciais envisionados por Tim Berners Lee (2010): “Link your data to other data to provide context.”. Parceiros de pesquisa: NIBH, EESC.Click to access Spatial Data Infrastructure-NODE

AGORA – Dynamic Sensor Management (DSM)

AGORA-DSM é um middleware orientado a serviços com o intuito de gerenciar dinamicamente e próximo do tempo-real sensores heterogêneos envolvidos na gestão de
inundações, permitindo um acesso interoperável para seus dados usando componentes abertos e de re-uso. AGORA-DSM faz uso de um protocolo de mensagens comum, um componente de gerenciamento dinâmico de sensores e um repositório.

Para mais informações sobre o AGORA-DSM, acesse o repositório do código fonte: https://github.com/agora-research-group/AGORA-DSM.

AGORA – PrioritizeSN

AGORA-PrioritizeSN é uma aplicação para apoiar o gerenciamento de risco de inundação por meio de uma combinação próxima do tempo-real de mensagens de redes sociais e streaming de dados de sensores. A aplicação tem como objetivo identificar mensagens relevantes de redes sociais durante inundações.

Para mais informações sobre o AGORA-PrioritizeSN, acesse o repositório do código fonte: https://github.com/agora-research-group/AGORA-PrioritizeSN.