Capes Pró-Alertas/Cemaden-MCTIC: apresentações e menções honrosas para o Grupo AGORA

Em 30 de Novembro de 2016, membros do Grupo AGORA esteveram participando da II Reunião Capes Pró-Alertas/Cemaden-MCTIC, no Parque Tecnológico em São José dos Campos/SP. Este evento teve como objetivo, avaliar o desenvolvimento dos projetos de pesquisas relacionados a riscos de desastres naturais do Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Desastres Naturais (Edital Pró-Alertas nº 24/2014) e definir novas atividades para o próximo ano do projeto.

WhatsApp Image 2016-11-30 at 12.32.20O evento contou também com a participação de pesquisadores de diferentes universidades e instituições brasileiras, como a Pontífice Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Rio Grande do Norte e do Rio Grande do Sul, Universidade Federal de Alagoas, da Universidade de São Paulo e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Uma sessão de posters foi realizada para que estes pesquisadores expuseram os principais resultados das suas pesquisas. A partir disso, novas linhas de pesquisas atuais e futuras puderam ser encontradas e discutidas, o que permitir fortalecer parcerias nacionais dentro do projeto Pró-Alertas. Por exemplo, alguns pesquisadores do AGORA encontraram ideias comunes com os projetos para monitoramento da qualidade da água e o barco-sensor autônomo que serve para monitorar fontes de água desenvolvido pela UFRN. Por fim, os participantes também tiveram a oportunidade de realizar uma visita técnica na sala de situação do Cemaden o que permitiu um maior entendimento sobre como o centro trabalha a emissão de alertas no Brasil.

Como forma de reconhecimento pelos trabalhos realizados, a organização do evento concedeu uma menção honrosa individual ao Flávio Horita, membro do Grupo AGORA e doutorando no ICMC/USP, pelo trabalho desenvolvido em cooperação com o Cemaden e pela qualidade nos resultados alcançados. Além disso, uma menção honrosa coletiva foi concedida ao Grupo AGORA, principalmente, pela qualidade dos trabalhos desenvolvidos e apresentados.

WhatsApp Image 2016-12-09 at 16.30.52