Uma arquitetura de software para integrar dados de sensores e de voluntários

Uma nova publicação do grupo AGORA apresenta uma arquitetura de software para integrar dados de sensores e de voluntários. O artigo intitulado “A Software Architecture to Integrate Sensor and Volunteered Geographic Information for Flood Risk Management” descreve uma arquitetura orientada a serviços que possibilita a integração de observações de nível de água de sensores e de voluntários por meio de métodos espaciais variados. A avaliação arquitetural mostrou que ela é adequada às suas finalidades e uma prova de conceito demostrou que sua factibilidade e potenciais benefícios.

Diagrama de Componentes

Diagrama de Componentes da Arquitetura

O artigo foi aceito para apresentação e publicação na 13ª International Conference on Information Systems for Crisis Response and Management (ISCRAM), a ser realizada no Rio de Janeiro, Brasil, de 22 a 25 de maio. Uma versão pré-publicada do artigo completo pode ser encontrada aqui, e seu resumo é apresentado abaixo.

Resumo: Desastres naturais são fenômenos que causam grandes danos às pessoas em áreas urbanas e rurais, motivando medidas de prevenção e reação. Se múltiplas fontes de informação são consideradas, tais medidas podem ser mais assertivas e efetivas. Porém, a integração de dados heterogêneos ainda impõe desafios devido às diferenças em suas estruturas. Para preencher essa lacuna, esta pesquisa apresenta uma arquitetura orientada a serviços, como parte de uma plataforma geoespacial para gestão de risco de desastres, a qual visa apoiar a integração de dados de sensores e de voluntários relacionados a inundações. Como resultado, a composição dos serviços descritos pelos componentes arquiteturais possibilita a integração entre dados de sensores e voluntários usando algoritmos diferentes de forma flexível e automática.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>